terça-feira, 4 de maio de 2010

Almôndegas de Fraldinha




Nós somos espectadores passivos. Assistimos TV e engolimos toda a publicidade nela veiculada. Até aí tudo bem, é a atitude padrão da vida moderna.

O causo é quando a publicidade engolida resolve voltar, repetidamente, anos e anos após ter sido assistida, como uma ruminação de memórias, de imagens, memes, signos e jingles. E estes últimos os piores.

Quem não lembra do jingle da groselha Milani (oi Faby!), ou da musiquinha do Tang? E das chamadas do Super Nescau – energia que dá gosto? É claro que as lembranças mudam de geração para geração, cada um tem as suas.

A minha ruminação publicitária, que me persegue inconscientemente e volta à tona cada vez que eu cozinho ou leio algum cardápio é esta:


Almôndegas de fraldinha

- 1,5kg de fraldinha moída

- 2 fatias de pão integral

- 2 ovos

- 1 cebola ralada

- 200g de bacon picado

- sal e pimenta

- farinha para polvilhar

- azeite para fritar


Bata as fatias de pão integral no liquidificador ou processador, fazendo uma farinha de rosca. Em uma tigela ou forma grande, misture a carne, os ovos, a farinha de pão, a cebola ralada e o bacon. Misture muito bem com as mãos, batendo a massaroca. Tempere com sal e pimenta e misture mais. Faça bolinhas e passe uma a uma na farinha. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e frite as bolotas em fogo baixo, para não ficarem cruas no meio. Pronto.

Caso queira, coloque as almôndegas no molho: aqueça alho picado em uma panela com azeite, derrame molho de tomate e cozinhe as porrrpetas já fritas no molho. Sirva com macarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário